Esclerose Múltipla
Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune que afeta o cérebro e todo o sistema nervoso central, que ocorre tipicamente em jovens e pode ser incapacitante, se não for tratada adequadamente.
Os sintomas desta doença variam de acordo com a área afetada e podem ir desde alterações quase imperceptíveis (com uma vida praticamente normal) até formas mais graves da doença.
Sintomas
Dentre os sintomas mais típicos, estão:
- dormências/formigamento;
- fraqueza de algum membro;
- tonturas, desequilíbrio e alteração no caminhar;
- visão borrada ou mesmo visão dupla;
- sensações de choque;
- fadiga excessiva;
- dentre outros.
A forma clássica da doença engloba períodos de exacerbação e remissão; isto é, alterações surgem aleatoriamente, após uma temporada de “adormecimento” da doença.
Numa outra forma, mais grave, tais sintomas podem não melhorar e haver acúmulo de déficits ao longo do tempo.
Ainda existe um grupo de pacientes que possui acometimento muito leve, quase não havendo episódios de exacerbação.
Característica
Outra característica é que estes pacientes podem ter maior sensibilidade ao calor, o que pode piorar ou agravar os sintomas da EM.
Este comportamento da doença é mais um motivo para um acompanhamento médico regular com o Neurologista, a fim de se atentar para eventuais pioras.
Tratamento
O tratamento evoluiu muito nos últimos anos: apesar de não haver cura, existem diversos medicamentos possíveis que abrandam a progressão da doença.
Estes fármacos possuem alto custo, mas felizmente são fornecidos pelo sistema público.
Mas antes de tratar, é importante que se faça o diagnóstico correto, pois diversas outras condições se assemelham à Esclerose Múltipla.
Assim, havendo alguma suspeita, é importante que se consulte um Neurologista Clínico que tenha experiência em lidar com a área da Neuroimunologia. Ele poderá solicitar os exames corretos e indicar as melhores orientações.
Dr. Henrique Cal
Médico Neurologista
Fone: (21) 2131-1494