Esclerose Múltipla

Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune que afeta o cérebro e todo o sistema nervoso central, que ocorre tipicamente em jovens e pode ser incapacitante, se não for tratada adequadamente.

Os sintomas desta doença variam de acordo com a área afetada e podem ir desde alterações quase imperceptíveis (com uma vida praticamente normal) até formas mais graves da doença.

Dentre os sintomas mais típicos, estão:

• dormências/formigamento;
  • fraqueza de algum membro;
  • tonturas, desequilíbrio e alteração no caminhar;
  • visão borrada ou mesmo visão dupla;
  • sensações de choque;
  • fadiga excessiva;
  • dentre outros.

A forma clássica da doença engloba períodos de exacerbação e remissão; isto é, alterações surgem aleatoriamente, após uma temporada de “adormecimento” da doença.

Numa outra forma, mais grave, tais sintomas podem não melhorar e haver acúmulo de déficits ao longo do tempo.

Ainda existe um grupo de pacientes que possui acometimento muito leve, quase não havendo episódios de exacerbação.

Característica

Outra característica é que estes pacientes podem ter maior sensibilidade ao calor, o que pode piorar ou agravar os sintomas da EM.

Este comportamento da doença é mais um motivo para um acompanhamento médico regular com o Neurologista, a fim de se atentar para eventuais pioras.

Tratamento

O tratamento evoluiu muito nos últimos anos: apesar de não haver cura, existem diversos medicamentos possíveis que abrandam a progressão da doença.

Estes fármacos possuem alto custo, mas felizmente são fornecidos pelo sistema público.

Mas antes de tratar, é importante que se faça o diagnóstico correto, pois diversas outras condições se assemelham à Esclerose Múltipla.

Assim, havendo alguma suspeita, é importante que se consulte um Neurologista Clínico que tenha experiência em lidar com a área da Neuroimunologia. Ele poderá solicitar os exames corretos e indicar as melhores orientações.

Dr. Henrique Cal
Médico Neurologista