Esqueci de repente

Esquecimento súbito pode ter causa diferente do Alzheimer e reversível.

Quando se fala de problemas de memória, logo pensamos em doença de Alzheimer.

Mas este diagnóstico se refere tipicamente àquela perda de memória lenta e progressiva que vai se instalando ao longo dos anos, em idosos.

No entanto, um certo tipo de “esquecimento súbito” pode estar relacionado a outra condição, chamada Amnésia Global Transitória (AGT).

Neste problema de nome complicado, pessoas de qualquer idade (inclusive jovens) podem apresentar de repente sintomas de perda da memória e de desorientação, que apesar de ser algo temporário, costuma gerar muita preocupação no próprio paciente e também nos seus familiares ou colegas de trabalho.

O quadro clássico é de uma dificuldade na formação de novas memórias, com perguntas repetidas, esquecendo no minuto seguinte o que acabou de falar.

– “O que eu ia fazer hoje?”, pergunta o marido para a esposa.
– “Você tinha programado de ir ao banco”, responde ela.
– “O que mesmo eu ia fazer na rua?”, ele volta a perguntar uns minutos depois

(E o diálogo acima se repete diversas vezes ao longo dos momentos seguintes, gerando um clima de ansiedade em todos.)

O que é surpreendente é que nestes momentos a pessoa não sente nenhum outro sintoma: não fica com a boca torta, nem fala de modo enrolado, nem perde a força num dos braços – sinais estes que seriam mais compatíveis com um AVC.

A causa da AGT ainda não foi descoberta, mas ela pode ser confundida com outros problemas neurológicos graves (como AVC / “derrame”, alguns tipos de epilepsia e até algumas infecções).

A boa notícia é que este quadro costuma se reverter em 1 ou 2 dias, no máximo. Mas é preciso que seja avaliado por um médico, que pode pedir alguns exames para investigar outras hipóteses diagnósticas.

É indicado que alguém acompanhe o paciente à consulta médica, pois certamente ele não se lembrará do que aconteceu.

Por isso, se alguma pessoa apresentar um problema semelhante a este, leve-a ao hospital e peça para ser avaliada por um neurologista.

Dr. Henrique Cal
Médico Neurologista