Tontura e cabeça “aérea”: 5 causas e suas soluções

Sentir-se ‘grogue’, com sensação de cabeça vazia ou um pouco fraco é uma queixa comum entre os adultos mais velhos. Em geral, as causas não representam risco à vida, mas, ainda assim, é preciso ter cuidado.

De maneira geral, em caso de tonturas e fraquezas leves, uma dica é tomar um copo de água ou suco de laranja e deitar-se. Se a tontura for muito intensa ou se houver outras sensações associadas, deve-se procurar o médico desde o primeiro momento.

Abaixo, listamos as principais causas e soluções comuns:

1) Desidratação: você pode ficar desidratado se estiver superaquecido, se não estiver comendo ou bebendo o suficiente, ou se estiver doente. Sem fluidos suficientes, o volume do seu sangue diminui, reduzindo a pressão arterial e impedindo seu cérebro de ter sangue suficiente, causando tontura. Um copo de água pode resolver o problema, mas se você não comer ou beber muito por dias, vai demorar mais do que isso para re-hidratar seu corpo. Nesses casos, você pode precisar de uma infusão intravenosa de líquido. Um médico pode verificar se você precisa de eletrólitos como potássio ou sal.

2) Efeitos colaterais do uso de medicamentos: às vezes, os medicamentos podem causar tonturas, especialmente aqueles que diminuem a pressão arterial ou fazem você urinar mais (os diuréticos são o grande exemplo disso). A solução pode ser tão simples como ajustar a dose ou tentar um remédio diferente.

3) Queda repentina da pressão arterial: o sistema nervoso autônomo ajuda o corpo a regular a mudança de pressão arterial quando nos levantamos. À medida que envelhecemos, esse sistema pode se deteriorar, causando uma queda temporária da pressão arterial quando levantamos – conhecida como hipotensão ortostática -, resultando em tontura. Este pode ser um problema a longo prazo, mas existem medicamentos para tratá-lo, como a midodrina e a fludrocortisona; isso também requer uma visita ao seu médico.

4) Baixo teor de açúcar no sangue: quando você não tem açúcar suficiente no sangue, todo o sistema em seu corpo vai na reserva para usar o mínimo de energia possível, incluindo seu cérebro, fazendo você se sentir confuso ou com a sensação de cabeça vazia. Nesses casos, apenas um pouco de suco pode aliviar os sintomas, mas a solução ideal é controlar os níveis de açúcar no sangue, especialmente se você precisar de mais glicose (açúcar) na forma intravenosa.

5) Ataque cardíaco e AVC: na sua forma mais séria, a sensação de cabeça vazia pode ser um sinal de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC). Outros sintomas de um ataque cardíaco que frequentemente acompanham essa sensação são dor torácica, falta de ar, náuseas, dor no braço, dor nas costas ou dor no maxilar. Os sintomas que sugerem um AVC são o aparecimento repentino de dor de cabeça, dormência, fraqueza, mudanças visuais, dificuldade em andar ou fala arrastada. Em adultos mais velhos, a sensação de cabeça vazia pode ser o único sintoma de um ataque cardíaco ou AVC e o rápido atendimento médico é fundamental.

Fonte: Harvard Medical School